O exercício aquático é uma abordagem eficiente de treinamento para aqueles em condições médicas agudas e crônicas. Ele pode ajudar a diminuir dores musculares, aumentar a força e amplitude de movimento, e aumentar a habilidade pessoal de realizar atividades cotidianas. Segurança e treinamento apropriado consiste em uma chave para o resultado de sucesso, especialmente com idosos e indivíduos com algum tipo de doença degenerativa. Uma das propostas dos programas de exercícios aquáticos é melhorar as habilidades terrestres dos participantes, e condições cardio-respiratórias, força, flexibilidade, densidade da composição corporal e atividades funcionais diárias. O exercício aquático pode melhorar significativamente o equilíbrio dinâmico, agilidade, coordenação entre outras capacidades motoras. A água é o ambiente perfeito para ensinar exercícios para tarefas específicas, por que proporciona resistência variável e multidirecional com maior segurança (especialmente para atividades de equilíbrio) e proporcionam benefícios nas articulações sem sobrecarga. O desafio de simular tarefas em ambientes secos na água exige aplicações apropriadas das propriedades da água. Em adição, a pessoa deve ter uma compreensão completa de como a força de propulsão e resistência no meio líquido podem ser variadas e podendo efetivamente simular a atividade em terra. Algumas pesquisas mostram que programas de exercícios aquáticos terapêuticos em pacientes com problemas crônicos na coluna lombar constataram que a maioria dos pacientes teve menos dores depois de completar o programa de exercícios aquáticos. Pessoas com doenças reumáticas tiveram um ganho significativo em movimentos articulares ativo e melhoras em suas atividades cotidianas. Outros estudos mostram que exercícios aquáticos para pessoas na terceira idade contribuem no fortalecimento do quadril, onde o programa pareceu ser significativo no aumento de força e amplitude dos movimentos. Como podemos observar para os profissionais de Educação Física, os desafios e recompensas de trabalhar com este tipo de programas são ótimos. Sua maior recompensa será a de estar compartilhando com as pessoas seus ideais para uma qualidade de vida melhor, e contribuindo através de mudanças no estilo de vida tanto nas questões físicas como emocionais.
Sanders, M. N. A comparasion of results of funcntional water training on field and laboratory messures in older womem. Medicine & Science in sports & Exercise, 29 – 1997.
Siegel, A. J., Warhol, M. J. Muscle injury and repair in ultra long distance runners. Sports Medicine for Master Athlete 23:376-381, 1999.
Templeton, M.S., Booth, D. L. Effects of aquatics therapy on joint flexibility and functional ability in subjectis with rheumatic disease. Journal of Aging and Physical activity 5:431-351, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário